CASA DO CONDE



Situa-se no Largo do Terreiro do Conde
Data de 1790 - época de construção conforme data inscrita sobre a janela de sacada, tendo sido seu primeiro possuidor Francisco António de Araújo Borges Teixeira Chaves, Fidalgo da Casa Real
Urbano e harmónico, a fachada principal confina com a rua abrindo para um largo onde confluem várias artérias.
 As fachadas laterais confinam apenas em parte com a rua uma vez que lhes foram adossados muros que delimitam quintais, um em cada fachada, que escondem o primeiro registo do edifício.
Tem planta rectangular destacando-se no ângulo SE. um corpo que corresponderia à cozinha e dependências de apoio.
Coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas, de duas águas sobre o pequeno frontão que remata ao centro a fachada principal, de três águas no corpo a SE. e de uma água sobre o alpendre desenvolvido a E..
O aparelho é em alvenaria de granito. O frontispício virado a O. tem cunhais apilastrados, embasamento de cantaria e dois registos.
No 1º, portal ao centro com lintel curvo rematado por delgada moldura saliente em jeito de pingadoiro, flanqueado por dois pequenos vãos rectangulares; no 2º dois pares de janelas de guilhotina com moldura igual ao portal e aventais caprichosamente rematados em cogulhos simples. Ao centro, sob frontão, pedra de armas dos Araújos e Borges (MORAIS, 1988), o qual interrompe a cornija de labor simples.
O alçado N. tem ao nível do 2º registo, janelão de sacada, ornado por pilastras laterais de caneluras profundas e lintel curvo rematado por cornija curva. O lintel e a cornija apresentam um ressalto central marcando o campo onde foi inscrita a memória da edificação: "AN.MD/ CC.LX/ XXX".
Tem portada de duas folhas e guarda em ferro.
Junto ao ângulo NE., janela de guilhotina e moldura simples de cantaria com lintel curvo.
Este alçado apresenta também remate em cornija de cantaria de labor simples. No alçado E. desenvolve-se no primeiro pano da fachada o alpendre que se interrompe no segundo pano correspondente ao corpo avançado do edifício. No alçado S. rasgam-se, no 2º registo, duas janelas de guilhotina de moldura simples de cantaria com lintel curvo. No ângulo SE. desenvolve-se o corpo avançado do edifício, hoje independente.