Itinerários possíveis para conhecer um pouco de Trás os Montes

Aqui vão 3 itinerários possíveis, mas existem muitos mais... As distâncias são sempre relativamente curtas, as estradas estão mais ou menos boas, mas demora-se sempre algum tempo, pois não são IPs, nem auto estradas….
É bom planear, mas é melhor passear…toca a olhar para o mapa e partir à descoberta.
I
Indo pelo IP4 com saída em Lamas de Orelhão, a caminho de Vila Flor, seguindo para Torre de Moncorvo, visitando aí a Igreja Matriz. Segue-se para Carviçais em direcção a Castelo Branco, onde existe um solar que tem tantas janelas e portas, como dias tem o ano… Rumar depois para Castro Vicente onde existem referências a umas cavalariças dos Távoras e almoçar em Peredo, a tradicional “posta mirandesa”.
Após o almoço, seguindo para Chacim, não se pode deixar de visitar Balsamão, onde está um convento Mariano do século XVII. Regressar então via Podence, onde existe a “Casa do Careto”, passando por Macedo de Cavaleiros.
II
Indo pelo IP4 para Bragança, onde se pode visitar o Castelo, o Museu Abade Baçal, o Centro de Arte Moderna Graça Morais e depois almoçar.
No regresso vir por Mirandela, aproveitando para um bom lanche antes de voltar para casa.
III

Indo pelo IP4 com saída em Lamas de Orelhão, a caminho de Vila Flor, partindo via Alfandega da Fé, Mogadouro até Miranda do Douro, que é uma cidade fabulosa, onde se come muito bem. Após o almoço, dar um passeio no rio Douro até Espanha.
O regresso pode ser por Vimioso, indo apanhar depois o IP2, passando pela serra de Bornes, antes de voltar para casa.