Exposição "Não vá o diabo tecê-las!

 


A Tapeçaria em diálogo a partir da Coleção Millennium BCP" conta com 87 obras de 27 artistas portugueses e 50 documentos, incluindo peças feitas a partir de obras de artistas como Manuel Cargaleiro, Júlio Pomar, Helena Vieira da Silva ou Graça Morais.

Com curadoria de Rita Maia Gomes no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, numa colaboração entre a Lisboa Cultura e a Fundação Millennium bcp.

A Fundação Millennium bcp apresenta uma exposição sem precedentes sobre Tapeçaria, com curadoria de Rita Maia Gomes, proporcionando uma viagem sedutora e surpreendente pelo universo da tapeçaria portuguesa numa abordagem expositiva inédita que pretende assinalar figuras de referência, instituições e acontecimentos que constituem marcos importantes da história da tapeçaria portuguesa, a partir de 1946.
No piso 0 estará em destaque a Coleção Millennium bcp que possui um conjunto notável de tapeçarias produzidas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.
conhecemos a qualidade do trabalho da manufatura, contemplando tapeçarias produzidas a partir de originais dos artistas: António da Costa Pinheiro, Artur do Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Lourdes Castro, Luís Pinto-Coelho, Manuel Cargaleiro, Maria Helena Vieira da Silva, José de Almada Negreiros, José de Guimarães, Júlio Resende, Júlio Pomar.

A exposição será uma excelente oportunidade para conhecer o ex-líbris da coleção de tapeçarias do Millennium bcp – uma obra de Guilherme Camarinha, peça única de 1961, que foi recentemente limpa e restaurada e poderá ser apreciada agora em todo o seu esplendor.