Arruda (Ruta graveolens)

 

A arruda (Ruta graveolens) é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, vermífugas e analgésicas, que ajuda no tratamento de varizes, verminoses, conjuntivite, dor de dente e dor de cabeça.

Esta planta é rica em compostos bioativos como rutina, arborinina e graveolina, que lhe conferem suas propriedades medicinais. A arruda pode também ser usada, em alguns casos, para regular a menstruação.

A arruda pode ser encontrada na forma de flores e folhas secas ou frescas, em lojas de produtos naturais ou feiras, sendo usada no preparo de chás, tinturas ou cataplasma.

 

Como usar a arruda

A arruda é usada principalmente na forma de chá, que pode ser preparado com flores, folhas frescas ou secas, podendo ser ingerido ou aplicado em lavagens nos olhos, pele ou cabelos.

A arruda também pode ser usada na forma de cataplasma, que pode ser feito colocando-se 2 colheres de sopa de folhas de arruda fresca em uma tigela, amassando bem até formar uma pasta e aplicar diretamente sobre a região afetada para tratar dores reumáticas, varizes ou feridas, por exemplo.

Além disso, a arruda também pode ser consumida na forma de tintura, que pode ser ingerida ou aplicada na pele em casos de sarna e psoríase