1 - O primeiro Natal foi celebrado no dia 25 de Dezembro do ano 336 – depois de Cristo, claro! Foi o Papa Júlio I que proclamou oficialmente a data em 350 A.D. Passou, com o Imperador Justiniano, a ser feriado oficial em 529 A.D.
2 - As cores tradicionais do Natal são o verde, como símbolo de vida, o vermelho do sangue de Cristo e o dourado – símbolo de realeza e riqueza.
3 - Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários são baseados no Juliano, o Natal é no dia 7 de Janeiro...
4 - A palavra Natal vem de /"natalis"/em Latim derivado do verbo nascor (nascer) dai derivam /"Natale"/em Italiano, /"Nöel "em Francês, "Natal"/em castelhano (substituída mais tarde por /"navidad"/) e "Nadal" em catalão. O /"Christmas"/inglês vem de "Christes maesse" (Christ's mass') a missa de Cristo.
5 - Na origem do Natal estão festas como a "Natalis Solis Invicti "(o aniversário do Sol Invicto, dia 25 de Dezembro) as "Saturnalias "(Festival Romano de 17 a 23 de Dezembro em honra do Deus Saturno). A Igreja cristã “inventou” para as substituir que o dia do nascimento de Jesus era o dia 25 de Dezembro. Não existe nenhuma evidência, mesmo no Novo Testamento, que aponte para tal data...
6 - Contrariamente ao que se diz não é no período de Natal que há mais suicídios… isso acontece sim na Primavera.
7 - As árvores de Natal começaram a ser vendidas nos EUA em 1850. E em 1991, pela primeira vez, venderam-se mais árvores de Natal “falsas” que verdadeiras..
.
8 - As renas do Pai Natal apesar de terem nomes masculinos (Rudolfo, Blitzen, Cupido, Cometa) devem ser fêmeas... os machos não tem chifres pela altura do Natal por isso “as renas” são ou fêmeas ou animais castrados...
9 - Na Polónia, aranhas ou teias de aranha são comuns nas árvores e decorações de Natal porque de acordo com a lenda, uma aranha teceu um cobertor para o bebé Jesus.. Na verdade, os Polacos consideram as aranhas como símbolos de bondade e prosperidade no Natal...
10 - O Deus Viking Odin é um precursor do nosso Pai Natal. De acordo com o mito, Odin montava um cavalo com oito pernas chamado Sleipnir. Distribuía tanto presentes como punições. As crianças para lhe agradar encheriam as botas ou meias com guloseimas para Sleipnir...
11 - Entre os Druidas, o visco (/"Viscum album "= "mistletoe"/), um dos enfeites preferidos no Natal, era considerado sagrado porque permanecia verde e carregado de fruta durante o inverno. Por isso cortariam a planta com foices douradas e nunca a deixariam tocar o chão. Pensavam que tinha o poder de curar infertilidade e doenças nervosas e para afastar o mal. O “nosso” azevinho teria poderes semelhantes... mas as bagas são venenosas!
12 - O Pai Natal é baseado numa pessoa real, o Santo Nikolas de Myra (também conhecido como Nikolaos Wonderworker, Bispo São Nicolau de Smyrna, ou Nikolaos de Bari) que nasceu em Patare (hoje Turquia) e viveu durante o século IV. Estranhamente é padroeiro dos piratas, dos órfãos, da realeza, de Nova York e dos bancos… o que têm todos eles em comum fica para vocês decidirem!
13 - De acordo com os cientistas Noruegueses a rena Rudolfo deve a uma infeção parasitária do sistema respiratório o ter sempre o nariz vermelho...
14 - O primeiro Presépio do mundo foi montado por São Francisco de Assis, em 1223, em Itália. Era feito de bonecos de argila.
15 - Na Arménia comem, no dia de Natal, peixe frito, salada e espinafres, na Islândia rena assada e no Japão preferem frango assado e cheese cake. A “moda” do peru – a substituir o pato – surgiu em 1850...
16 - A maior árvore de Natal do Mundo é montada por voluntários na cidade italiana de Gubbio, tem 750 metros de altura e 450 de largura e é feita de luzes. Uma das maiores árvores verdadeiras de Natal é a montada na Praça de São Pedro no Vaticano. E a Noruega oferece todos os anos uma ao Reino Unido, que é montada em Londres, na Trafalgar Square, como agradecimento pelo apoio recebido na Segunda Guerra Mundial.
17 - O Natal, por ser considerado uma festa decadente, foi proibido (com “direito” a multa) pelos Puritanos nos Estados Unidos entre 1659-1681 e o mesmo aconteceu no Reino Unido por ordem do republicano Oliver Cromwell entre 1649 e 1660.
18 - Foi o cartunista americano Thomas Nast que criou a imagem do Pai Natal mais ou menos como o conhecemos hoje, no dia 1 de Janeiro de 1863, na revista "Harper's Weekly", mas foi a Coca-Cola que o vestiu de vermelho num anuncio em 1931!
19 - Os ingleses abreviam "Christmas"por "X-mas" porque os primeiros cristãos usavam o "X "(grego) como um dos nomes de Jesus.
20 - Diz-se que a primeira pessoa que montou uma árvore de Natal (iluminada por velas) foi Martin Luther (1483-1546) emocionado com a visão de uma árvore entre as estrelas a brilhar... a primeira referência escrita (na Alemanha) é de 1531.
21 - Muitas das mais populares cantigas de Natal como “White Christmas,” “ Winter Wonderland", “Rudolph the Red-Nosed Reindeer” e “ I’ll Be Home for Christmas” foram todas co-escritas por judeus... que não celebram o Natal.
22 - Os “Doze dias de Natal” -Twelve days of Christmas - uma canção inglesa famosa mas pouco popular entre nós faz referencias aos 12 dias entre o Natal e a festa da Epifania a 6 de Janeiro.
23 - As bolas nas árvores de Natal têm a sua origem nas maçãs que, na época medieval, eram colocadas, nas árvores que permaneciam verdes como os pinheiros.
24 - Na Finlândia – terra do Pai Natal – ele chama-se simplesmente “Joulupukki”, mora numa montanha chamada Korvatunturi, próximo da cidadezinha de Rovaniemi - a sua morada oficial é "Pai Natal (Joulupukki) 96930 Napapiiri, Finlândia”. Se já é um pouco tarde para lhe escrever ainda está a tempo de lhe mandar um correio-e para:
25 - Este ano o Natal é numa sexta-feira... mas em muitos países do Mundo o dia de Natal nunca é feriado, tal acontece, por exemplo, na China, Irão, Marrocos, Arábia Saudita e na terra onde nasceu Jesus – Israel!
CUIDEM-SE e FELIZ NATAL...