Este blogue pretende ser um espaço de divulgação do nordeste transmontano, suas aldeias e tradições, assim como das belas paisagens, desconhecidas da maioria das pessoas. No entanto, não se exclui a divulgação de outros temas, fotos e curiosidades.
As Fontes de Freixiel
Situam-se no Largo da Fonte e juntas formam um belo conjunto, recentemente foram alvo de uma recuperação ficando o seu conjunto ainda mais belo.
A Fonte Romana é arcada e talvez fonte de origem medieval, ainda que nela exista a data de 1780.
Ainda não há muitos anos, (década de 80/90), quando a água escasseava no ribeiros e poços da aldeia era aqui que as senhoras vinha lavar as roupas, pois ao lado da fonte existe ainda hoje uma pia onde se colocava a água.
A Fonte das Bicas está ao lado da Fonte Romana. Tem duas bicas que deitam, constantemente, imensa água. Esta é quente no Inverno e muito fresca no Verão. O depósito está situado na propriedade que lhe fica nas traseira. Actualmente está tapado, mas antigamente era uma fonte de mergulho a que o povo chamava "Fonte da Bufarra". No verão, os moradores da aldeia, serviam-se imenso desta água ainda que a sua qualidade deixasse muito a desejar, problema que dura há séculos.
Curiosidade:
Segundo o povo as águas das fontes de Freixiel "eram ruins e causadoras de muitas maleitas", mas mesmo assim era aqui que as pessoas vinham buscar água para o consumo diário.
Fazia parte do ritual diário das moças da aldeia dirigirem-se ao fim da tarde à "Fonte Velha " com a sua cantarinha a fim de ir buscar água.
Lá os rapazes já as esperavam ansiosamente, pois a ida à fonte servia de pretexto para os casais de namorados poderem conversar um bocadinho.