Bruno Mateus Filena em Seg, 19/09/2016 - 16:06
Entre
dezenas de pilotos, muitos deles internacionais, Emanuel Costa e Filipe
Guimarães foram os dois portugueses que mais se destacaram ente os dias
14 e 17 de setembro na mítica corrida “King of Portugal”. Os portugueses sagraram-se vencedores naquela que é considerada por muitos como uma das provas mais duras e exigentes a nível mundial. Emanuel Costa conquistou o primeiro lugar na etapa portuguesa, enquanto Filipe Guimarães, apesar de ter ficado na segunda posição, venceu o título europeu de Ultrafour.
O King of Portugal, que este ano teve lugar entre os dias 14 e 17 de setembro, em Vimioso, nasceu em terras lusas corria o ano de 2013, perante um desafio colocado pelo mentor da prova norte-americana “King of The Hammers. Há 8 anos, Dave Cole e 12 amigos reuniram-se no deserto no leste da Califórnia e a troco de uma embalagem de seis latas de cervejas (six-pack) propuseram-se organizar um fim de semana diferente, sem saber que ao fazê-lo acabariam por criar uma das maiores e mais duras corridas de off-road do mundo.
Em Portugal, a prova tem exatamente o mesmo formato e é, de resto, realizada com os mesmos critérios de construção de carros e dureza do deserto do Mojave da Califórnia, sob a licença da marca King of The Hammers.
Com inscrições entre os 470 e os 770 euros nas quatro categorias, Class Stock, Class Modified Class Legend e Class Unlimited, a verdade é que não faltaram participantes oriundos dos quatro cantos da europa.
Até porque, mais do que uma prova, o King of Portugal 2016 representa um verdadeiro teste à força motriz dos veículos, aos motores, aos pneus, às transmissões e, particularmente, à capacidade dos pilotos. Resumindo, um teste à sua destreza, à rapidez, ao calculismo e à inteligência, como asseveraram diversos pilotos ao longo dos vários dias, que, tiveram de enfrentar os muitos e, por vezes, penosos obstáculos.
O evento motorizado, que incide numa tentativa constante de tentar conquistar a dureza dos trilhos dos planaltos transmontanos de Vimioso, é visualmente intenso e de grande cobertura mediática, o que acaba por ser, considerado pela organização, “o veículo perfeito para a promoção de marcas e produtos com apetência global”.
FOTOS: António Pereira
GALERIA FOTOGRÁFICA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/king-portugal-2016-vimioso